Livro de Josue

"Nós serviremos ao Senhor"

Livro de Josue

"Nós serviremos ao Senhor"


 

Livro de Josue

"Nós serviremos ao Senhor"

Esta obra apresenta um estudo do Livro de Josué (livro escolhido para o mês da Bíblia no ano de 2022), que proporcionará aos leitores um mergulho no mundo do texto bíblico, com diferentes ferramentas, correspondentes aos variados métodos, com os quais essa porção da teologia narrativa deuteronomista foi abordada. 

Organizada pelos biblistas Jaldemir Vitório, Jean Richard Lopes e Zuleica Silvano, a obra está dividida em 10 capítulos, que contaram com a colaboração de renomados especialistas no assunto, os quais abordam, com clareza e competência, os vários aspectos desta importante obra. 

O período histórico abarcado pelo Livro de Josué corresponde ao primeiro passo da catequese histórica deuteronomista. A situação inicial apresenta Israel liderado por um guia extremamente fiel a YHWH, Josué, indo à frente de um povo que se deixa conduzir com docilidade. A obra conclui-se com Josué fazendo uma prestação de contas de sua atuação, "já velho e avançado em idade", chamando a atenção para a fidelidade de YHWH que cumulou de bênçãos seu povo fiel, cumprindo inteiramente a palavra dada. O povo, por sua vez, reunido numa grande assembleia, nos passos de Josué, assume o compromisso de se colocar a serviço de seu Deus. Enquanto o líder declara: "Quanto a mim e à minha casa, serviremos YHWH", o povo replica: "Nós também serviremos YHWH, pois ele é nosso Deus" (Js 24,15.18). 

Nas páginas deste livro, os leitores encontrarão uma quantidade considerável de informações valiosas para uma adequada leitura do livro de Josué.

Informação

Tags: Book Português