II Simpósio Bíblico Internacional

Luanda, 16-18 de Setembro de 2022

Animação bíblica da inteira pastoral (cf. Verbum Domini, 73) - II Simpósio Bíblico Internacional

A Comissão Episcopal de Pastoral Bíblica, para a celebração do 16o centenário de morte de S. Jerónimo e 50 anos de existência da Federação Bíblica Católica (FEBIC), escolheu realizar um simpósio, o II Simpósio Bíblico Internacional como o momento mais solene do ano 2020 que, como sabemos, foi dedicado à Palavra de Deus. Este benemérito plano não teve efeito por causa da pandemia global da COVID. Adiado por duas vezes em anos sucessivos, o II Simpósio vai finalmente acontecer nos dias 16 a 18 de Setembro do corrente ano. Laudetur Jesus Christus!


A Bíblia é a fonte primeira da fé cristã e «a ignorância da Escritura é ignorância de Cristo». O Simpósio proporcionará momentos de actualização sobre as pesquisas e estudos da Bíblia, bem como os métodos de pastoral e de vivência da Palavra em comunidade ou em particular. Os prolectores serão convidados entre os melhores mestres do mundo, da África e de Angola. De entre estes, destaca-se Sua Eminência Dom Luís António Cardeal Tagle, convidado a abrir e a fechar o certame.

OBJECTIVO

Objectivo geral do Simpósio coincide com a preocupação geral da Igreja manifestada no Sínodo sobre a Palavra de Deus em 2008 e, sobretudo, na Exortação Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini, no 73:

O Sínodo convidou a um esforço pastoral particular para que a Palavra de Deus apareça em lugar central na vida da Igreja, recomendando que «se incremente a “pastoral bíblica”, não em justaposição com outras formas da pastoral mas como animação bíblica da inteira pastoral». Não se trata simplesmente de acrescentar qualquer encontro na paróquia ou na diocese, mas de verificar que, nas actividades habituais das comunidades cristãs, nas paróquias, nas associações e nos movimentos, se tenha realmente a peito o encontro pessoal com Cristo que Se comunica a nós na sua Palavra.


 Para que este desiderato seja transversalmente realizado nas conferências, prelecções e
 discussões, estabelecemos o seguinte tema e lema:

Tema: Animação bíblica da inteira pastoral (cf. Verbum Domini, 73)

Lema: E o Verbo fez-se carne e veio habitar conosco (Jo 1,14a)

Simpósio Bíblico Internacional

II Simpósio Bíblico Internacional - Animação bíblica da inteira pastoral (cf. Verbum Domini, 73)

DATA E LOCAL DO EVENTO

16-17 de Setembro de 2022 (Por inscrições/Dioceses)
Local: Edifício de Extensão da UCAN, Largos das Escolas, em Luanda

18 de Setembro de 2022 (Aberto para todos/as)
Local: Paróquia São Francisco de Assis (Sé Catedral), em Viana

Tags: Anuncios Formación Simposio Angola